domingo, 1 de novembro de 2015

Novembro Azul

Assim como temos o Outubro Rosa, temos também o Novembro Azul.

O Novembro Azul também trata sobre essa doença chata que é o câncer.
O Novembro Azul é um movimento que surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao câncer de Próstata, que é realizado no dia 17 de Novembro.
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. Desde o início a campanha nacional de combate ao câncer de próstata vem superando todas as expectativas. Em 2014, o Instituto realizou foram 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas. Até na Times Square a campanha chegou. Toda essa iniciativa fez com que, hoje, a campanha já faça parte do calendário nacional de campanhas de prevenção no Brasil.
Em vários países, o Novembro Azul é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer nos testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.