sábado, 24 de outubro de 2015

Auto-Exame - Câncer de mama

Oie, tudo bem com vocês?
   Como eu disse no post sobre Outubro Rosa a descoberta do câncer em seu periodo inicial aumentam as chaces de cura. O câncer de mama é um tumor maligno que ataca as células mamárias como consequência de alterações genéticas, ocasionando a divisão celular desenfreada na região. É uma das doenças femininas mais frequentes, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A cada ano, são registrados cerca de 22% de novos casos, ficando cada vez mais complicado reverter a doença em casos de diagnóstico avançado. Por isso é tão importante realizar o autoexame e anualmente realizar o exame preventivo do câncer de mama.
    É recomendado que mulheres que já tiveram na família caso de câncer que a partir dos 20 anos já comece a fazer o autoexame. Após os 40 anos, independentemente se há casos de câncer na família ou não, é necessário realizar o autoexame da mama uma vez por mês. Você deve procurar por nódulos, feridas, coceiras, secreções e espessamentos localizados nas regiões dos seios e das O melhor momento para realizar o autoexame é após a menstruação. 
    Para as mulheres que não possuem período menstrual, a averiguação deve ser feita em um determinado dia de cada mês. A identificação dos sintomas pode ser dificultada caso a mulher se encontre em certas situações como o uso de anticoncepcionais, terapias de reposição hormonal, período pré-menstrual, amamentação, gestação e aborto recente. 


Você pode ver na imagem o passo a passo para fazer o autoexame



Previna-se!
Amanda Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário